NetKit

Bom pessoal to colocando aqui um trabalho que fiz na faculdade sobre emulação de redes onde usei o software NetKit que é de código livre, espero que gostem, abçs





NETKIT



EMULAÇÂO DE REDES





Sumário




1 – Funcionamento da Internet.

    1. Protocolo IP.

    2. - Esgotamento dos endereços Ips.

    3. - Solução.



2 – Falando sobre o NetKit.

    1. Instalando o NetKit.

    2. - Configurando o NetKit.



3 – Referências.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Funcionamento da Internet.


Para que cheguemos ao entendimento do que é a Internet, precisamos saber antes de tudo o que são redes de computadores. Uma rede é formada por um ou mais computadores interligados por algum meio físico e que sejam capazes de se comunicar, usando um conjunto de regras e códigos em comum. Esse conjunto de regras para os computadores é equivalente a linguagem utilizada para os seres humanos se comunicarem e é chamada de Protocolo.

Protocolo é um conjunto de regras e norma afim de que todos os computadores em rede possam se comunicar.


Protocolo IP.

A Internet é uma interligação de várias redes de computadores espalhadas pelo mundo. Para que essas várias redes pudessem se comunicar, foi criado um protocolo especial para isso, esse protocolo é chamado de IP (Internet Protocol) ou em português Protocolo Internet.

O IP é o protocolo que define as regras através pela qual as informações trafegam pela rede mundial. Uma das principais regras diz: Cada computador deve ser identificado univocamente na rede, sem possibilidade de engano.

Essa identificação é feita através de um número, chamado de endereço IP, esse número deve ser único, de maneira que não possa existir outro igual na Internet.

Para evitar que haja essa duplicação, essa distribuição deve ser controlada. Hoje isso é feito por um conjunto de entidades, que dividem essa responsabilidade numa estrutura hierárquica.


Esgotamento dos endereços IPs.

Um dos maiores motivos pelo esgotamento de IPs na Internet deve-se ao fato de que a Internet não foi projetada para ser a grande rede que é hoje, sendo que no inicio a idéia era somente interligar os centros de pesquisas estadunidenses. Logo em seguida sendo aberta aos centros acadêmicos. Quando foi aberta comercialmente por volta de 1993, seu crescimento foi muito rápido, quando começaram a aparecer os primeiros problemas e a discussão de novas soluções.

Um desses problemas era em relação ao esgotamento dos endereços IPs livres, era previsto para 2 ou 3 anos. O protocolo usado nessa época era o 4 ou IPV4. Nessa época inicia-se um novo projeto de protocolo da Internet chamado IPng (Internet Protocol new generation) que resultou no que hoje é chamado de IPV6. Enquanto isso algumas soluções foram sendo usadas para manter a Internet funcionando e diminuir a demanda por Ips.

No momento atual a IANA (Internet Assigned Numbers Authority) órgão que regulamentariza a distribuição de blocos de Ips para o mundo, terá seus Ips esgotados até 2011, ou seja não haverá mais como Liberar mais Ips. Os RIRs (Regional Internet Registery), responsável pela distribuição em cada região, terá Ips disponiveis até 2013.


Solução.

Para solucionar esse problema de esgotamento, existe o IPV6 que tem praticamente uma quantidade ilimitada de endereços Ips, comparado com seu antecessor o IPV4, que é usado atualmente. O IPV4 pode fornecer em torno de 4 bilhões de endereços, e o IPV6 pode fornecer em torno de 79 trilhões de vezes o espaço disponivel no IPV4. Solucionando assim o problema do esgotamento de endereços Ips. No Brasil estamos um pouco atrasados em relação ao IPV6, mas temos a federal de São Carlos que já faz estudos com o IPV6 e já tem em seu campus os recursos para esse novo protocolo implantados.


Entendido um pouco sobre os protocolos IP, IPV4 e IPV6 podemos dar continuidade ao software que nos permite emular vários recursos de rede, no exemplo pratico que será apresentado, será criado com o NetKit um túnel 6to4, que consiste em criar uma comunicação entre computadores que utilizam IPV6 e entre eles um roteador que trabalha com IPV4.


Falando sobre o NetKit.

Para estudar sobre redes de computadores, podemos aprender lendo livros, fóruns, etc..., mas um dos grandes problemas encontrados é em relação a experimentação, ou seja, a prática. Dentro de um ambiente acadêmico podemos ter a oportunidade de utiliza-los, mas em casa não possuimos todos esses equipamentos necessários para praticarmos, é ai que o NetKit entra.

O NetKIt é um software de código aberto licenciado pela GPL, que usa em sua máquinas uma variação do kernel Linux User Manager (UML). O NetKit usa um conjunto de arquivos de configurações para montar uma rede, formando assim uma espécie de laboratório virtual. E uma máquina virtual criada pelo NetKit é um computador completo utilizando o Debian GNU/Linux, proporcionando ao usuário um estudo de redes das mais variadas complexidades, sem precisar de um alto investimento em infra-estrutura e equipamentos.

O NetKit é utilizado em ambientes Linux, sendo exigido do usuário um pouco de conhecimento nesse sistema operacional, pois sendo que é necessário a utilização de alguns comandos Linux, na hora em que for feita a configuração das máquinas virtuais criadas pelo NetKit, aqui não citarei como usar o Linux pois não é a finalidade dessa apresentação, mas para consulta desses comandos o usuário pode acessar o site: http://focalinux.cipsga.org.br/


Instalando o NetKit

Lembrando que para a instalação é necessário estar familiarizado com o ambiente Linux, o NetKit é distribuido em 3 pacotes, o software NetKit, o kernel e o sistema de arquivos, o NetKit encontra-se na versão 2.7 e que pode ser baixada no site http://wiki.netkit.org, segue os links para baixar cada um dos pacotes necessaŕios.

http://wiki.netkit.org/download/netkit/netkit-2.7.tar.bz2

http://wiki.netkit.org/download/netkit-filesystem/netkit-filesystem-i386-F5.1.tar.bz2

http://wiki.netkit.org/download/netkit-kernel/netkit-kernel-i386-K2.8.tar.bz2


Logo após baixar todos os pacotes, é necessário que seja feito a descompactação dos pacotes, a descompactação deve ser feita na pasta home_dir.

[seu_nome@suamaquina ~]$ tar -xjSf netkit-2.7.tar.bz2

[seu_nome@suamaquina ~]$ tar -xjSf netkit-filesystem-i386-F5.1.tar.bz2

[seu_nome@suamaquina ~]$ tar -xjSf netkit-kernel-i386-K2.8.tar.bz2


Logo após a descompactação devem ser executados os seguintes comandos:

[seu_nome@suamaquina ~]$ export NETKIT_HOME=/home/seu_nome/netkit

[seu_nome@suamaquina ~]$ export MANPATH=:$NETKIT_HOME/man

[seu_nome@suamaquina ~]$ export PATH=$NETKIT_HOME/bin:$PATH


O comando export é usado para criar variáveis de ambiente que são exigidas por programas para seu correto funcionamento, esses comandos podem ser inseridos ao seu arquivo .bash_rc para que sejam executados automaticamente quando você iniciar seu ambiente bash (terminal). A partir da home_dir, use o comando cd netkit para acessar a pasta do netkit, e depois execute o script check_configuration.sh (comando: ./check_configuration.sh) . Esse comando verifica se o NetKit foi instalado corretamente na máquina.

Com a instalação feita é hora de criar as máquinas virtuais, para que uma máquina virtual seja criada é necessário executar o comando vstart nome_maquina. Exemplo: vstart pc1.

Podem ser criadas praticamente um numero ilimitado de máquinas virtuais, levando em consideração que cada máquina virtual ocupa 16 MB de memória física do computador e 1 GB de HD.





Configurando o NetKit para criar um Túnel 6to4.

Nesse exemplo será criado um túnel 6to4 com 3 máquinas virtuais, onde uma será utilizada como roteador de IPv4, as outras 2 máquinas estarão configuradas numa rede IPv6 separadas pelo roteador, e terão de se comunicar nessa rede.


Criação das 3 máquinas virtuais:

vstart pc1 --eth0=A

vstart pc2 --eth0=B

vstart pc3 --eth0=A --eth1=B


Configurando o primeiro computador:

No pc1:

ifconfig eth0 10.0.0.10 netmask 255.255.255.0

route add default gw 10.0.0.1


Configurando o segundo computador:

No pc2:

ifconfig eth0 10.0.1.10 netmask 255.255.255.0

route add default gw 10.0.1.1


Configurando o computador que será utilizado como roteador:

No pc3:

ifconfig eth0 10.0.0.1 netmask 255.255.255.0

ifconfig eth1 10.0.1.1 netmask 255.255.255.0


Feito isso pode ser verificado se a existe a conectividade IPv4, para isso é só executar um ping da máquina 1 para a máquina 2 e vice-versa, se tudo estiver correto o ping executará com sucesso.


Configurando o primeiro computador para trabalhar em modo IPv6.

No pc1:

modprobe ipv6

sysctl -w net.ipv6.conf.default.forwarding=1

Editar /etc/network/interfaces

auto sit0

iface sit0 inet6 static

address 2002:0a00:000a::1

netmask 16

ifup sit0


No segundo computador a configuração é a mesma que no primeiro computador, mas o endereço é

address 2002:0a00:010a::1

Feito isso só executar o ping novamente, se todas as configurações estiverem corretas o ping executará com sucesso. E o túnel 6to4 estará criado com duas máquinas trabalhando em IPv6 e um roteador central trabalhando com o protocolo IPv4, e mesmo assim a rede continuará trabalhando normalmente.







Referências:

http://focalinux.cipsga.org.br/

http://wiki.netkit.org

http://gter.nic.br/


http://www.lacnic.net/pt/index.html


http://www.ipv6.br





  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: